Como eu havia citato no artigo de julho/2012, realizamos outro plantio de Cedro Australiano.
O terreno escolhido, próximo a casa onde ficamos quando vamos à fazenda, tem uma camada inicial de pedras e terra… encascalhado mesmo! Nosso objetivo foi verificar se o Cedro Australiano era capaz de sobreviver nesse terreno mais “hostil”, dando assim viabilidade a esse tipo de área que até então estava mal aproveitada na fazenda.
Já sabíamos que terrenos desse tipo, pelo menos na região onde estamos (próximo a Sete Lagoas-MG), estavam sendo vastamente utilizados com sucesso em plantios de Eucaliptos… , mas queríamos mesmo era ver o resultado com Cedro Australiano.
E o resultado que temos até o momento é bom. Plantamos em torno de 600 mudas em 1 hectare (bem acidentado) e hoje contabilizamos uma perda inicial de 30 a 40% do total plantado.Resultando ruim? Acredito que não, pois não estamos irrigando essa área, como fizemos no nosso primeiro plantio de Mogno Brasileiro, Cedro Australiano e Guanandi. A falta de água em abundância impacta demais na velocidade de crescimento das mudinhas. Prova disso é que elas estão realmente pequenas ainda, mesmo já se passando 1 ano de plantio.
Para melhorar as condições das mudas restantes, realizamos no final de novembro/2012 um coroamento total no plantio. E eu e Gustavo é que iniciamos as atividades para desbravar o mato que sobrepunha as mudas, eu função do tempo que demoramos para fazer essa atividade. As mudas estavam muito cobertas pelo mato e não havia como aplicar Herbicida sem antes deixá-las completamente a mostra (caso contrário a pessoa que vai aplicar o remédio não consegue indentificá-la!). Resultado: mãos cheias de bolhas e toda arrebentadas de tanto capinar (mãozinha de gente da cidade é assim mesmo….. não aguenta nada)… Mas vontade não falta e gostamos bastante dessas atividades.
[lomadeewpro category=’77’ keywords=’samsung, apple’]
Alguns de vocês podem pensar: “… que pessoal despreparado… Por que não vem coroando esse plantio e mantendo as mudas coroadas desde o início?“. Resposta rápida: optamos em deixar as plantas dessa área protegerem as mudas durante o período de seca. E podemos afimar: deu certo! Como esse plantio não está sendo irrigado, fica complicado deixar as mudas todas expostas ao sol durante o período do ano sem chuva. E o mais interessante: durante a noite e madrugada, o orvalho cai sobre as plantas e, no cerrado, é possível inclusive ver o terreno bem molhado, mesmo em tempos de seca. Moral da história: sempre que abríamos o mato em volta das mudas para vê-las de manhãzinha, era possível notar ótima umidade no terreno. Com certeza isso foi fator fundamental para manter as mudas restantes vivas! (Claro, em contrapartida elas não desenvolveram tanto…).
O que vamos fazer agora é tirar esse abafamento do mato em volta das mudas, já que estamos em época de chuvas. Elas precisam de sol para desenvolverem. Iremos jogar adubo para completar a “Operação Crescimento”.
Depois que capinamos ao redor das mudas e deixamos todas a mostra, foi feita em seguida a aplicação do Herbicida na quantidade de 1 ml do produto por litro d´água. O produto é tóxico e requer equipamento de proteção para aplicá-lo como luvas, máscara e bota. Evitar o contato do produto com a pele também!
Nessa foto abaixo é possível ver como fica uma sequência de mudas após a aplicação do Herbicida. Essa imagem abaixo não é do nosso plantio, mas ilustra perfeitamente como está a situação. É impressionante como o mato seca todo no local aplicado! Se tiverem interessados em saber como os Herbicidas atuam, sugiro essa leitura.
Bom, com sempre costumo informar em nossos artigos: essas foram ações que tomamos em função de observações e conhecimentos que meus irmãos tem a respeito de plantio e plantas. Sintam-se a vontade para discordar e dar opinião a respeito. Será um prazer aprender com vocês.
Já tive notícias que nosso funcionário já aplicou inclusive o adubo. Quero postar fotos no final de janeiro/2013 para mostrar a situação da evolução das mudas.
É isso aí, companheiros. Desde já gostaria de desejar um feliz natal e ano novo a todos! Sucesso com seus projetos e que possamos continuar ajudando sempre o nosso planeta, ganhando dinheiro ao mesmo tempo (Por que não?).
Deixe seu comentário, clicando aqui.
Abraço a todos e continuem conosco!
Guilherme